O Espírito também vivifica a carne
O objetivo primário desta mensagem é mostrar, mediante análise das Escrituras, que o Espírito também vivifica a carne. Para não parecer que se está a falar mais do mesmo, antes se esclarecerá que a conversão produz necessariamente mudança espiritual – ocasionalmente, física.
A Bíblia diz, em 2 Coríntios 5:17, que aquele que está em Cristo nova criatura é; as coisas velhas se passaram, eis que tudo se fez novo. É evidente, pelas observações, que este verso não insinua que a partir do momento em que aceitamos a Jesus nos tornamos nova criatura em seu sentido lato. De fato, quantos, após a conversão, ainda não se veem lutando contra vícios os quais carregava consigo antes de tal evento? Vícios os mais diversos: consumo de bebidas alcoólicas, ingestão exagerada de alimentos, tentação à prostituição, ímpeto às contendas, para citar apenas algumas das concupiscências da carne. Por esta razão, só podemos pensar que o referido trecho da Palavra de Deus diz respeito não especificamente ao corpo – embora também o possa, como se pode constatar pela experiência – mas certamente ao nosso espírito. Sim, é ele que se torna nova criatura; as coisas velhas se passam para ele; para ele, tudo se faz novo. Tais mudanças são indícios suficientes do novo nascimento do qual falou Jesus a Nicodemos em João 3, a partir do primeiro versículo.
Se, de certo modo, a carne não se converte, mas tão somente o espírito renasce, o que podemos esperar para o que nos permite interagir e, em grande parte, desfrutar deste mundo, a saber, o corpo? Pois que outra coisa nos permite saborear um bife acebolado, ou sentir o calor afetuoso durante um abraço, senão nosso corpo? Será que estamos fadados a cruzar os braços e aceitar de bom grado as moléstias que nos afligem e nos degradam a carne? De maneira alguma! Em Romanos 8:11 encontramos uma palavra de alento: “E, se o Espírito daquele que dos mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo também vivificará o vosso corpo mortal”. Aleluia! Posto em outras palavras, esse verso nos diz que quando o Espírito Santo habita em nós – e isto ocorre se guardarmos a Palavra, pois nesse caso, como está expresso em João 14:23, o Pai e Jesus virão e farão em morada em nós – ele fortalecerá nossos corpos, os quais são mortais. A este propósito, é inevitável recordar o que se relata em 1 Reis 18: o mesmo Espírito que permitiu ao profeta Elias fazer descer fogo do céu, humilhando 450 profetas de Baal, o concedeu correr por cerca de 30km sempre à frente da carruagem do rei Acabe!
Pode-se, pois, concluir que embora a carne não esteja no mesmo nível de importância que o nosso espírito a ponto de passar por um novo nascimento para ser aceito no Reino do Céu, ela é vivificada pelo Espírito que habita em nós, o qual foi capaz de trazer à vida Jesus, o Cristo.
Comentários
Postar um comentário