Esperar é Agir

 

Texto base: Isaías 40:27-31

Daremos ênfase a dois dos versículos do texto sobre o qual meditaremos, a saber, o primeiro deles e o derradeiro.

Verso 27: Por que você reclama, ó Jacó, e por que se queixa, ó Israel: “O Senhor não se interessa pela minha situação; o meu Deus não considera a minha causa”?

Percebemos uma profunda lamentação do povo daquele tempo em relação à forma como Deus o tratava. Eles clamavam, mas não eram respondidos; parecia-lhes que o Senhor não se interessava pela situação deles, deixando-os aos seus próprios cuidados.

Muitas vezes o mesmo acontece conosco: Clamamos a Deus, oramos a Ele, realizamos campanhas e mais campanhas, buscamo-lo sem cessar, pedimos, suplicamos, batemos várias vezes à porta e, no entanto, ninguém nunca aparece para nos receber. Há ocasiões em que pensamos que a ausência de respostas decorre da pequenez de nossa fé; outras, imputamos a pecados a razão de não sermos ouvidos; esgotadas as possibilidades, chegamos a pensar que Deus verdadeiramente não se interessa pelo que estamos passando.

Da mesma forma que aquele povo, perdemos o ânimo de buscar. Por um tempo perdemos as esperanças. O sentimento que sucede à percepção de que estamos entregues à própria sorte é terrível, pois a conversão engendrada pelo Espírito Santo incutiu em nossas mentes o senso de dependência e incompletude. Sendo assim, como eu, sendo por definição incompleto e naturalmente falho e incapaz, poderei viver a partir daqui após ter concluído que o Altíssimo nem sempre é por mim? Esse sentimento é terrível, torno a dizer.

Verso 31: Mas aqueles que esperam no Senhor renovam suas forças. Voam bem alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam.

Essa resposta do Senhor vem-nos como um bálsamo de disposição. Com efeito, ela diz que aqueles que esperam - e não os que conseguem, não os que alcançam, não os que recebem – no Senhor renovam suas forças. A inércia e o desinteresse provocados pelos sentimentos de desamparo e abandono são substituídos por atividade e vigor.

Aqueles que esperam no Senhor - vale repetir, apenas esperam - voam alto como as águias; não se abatem quando se defrontam com pequenos ou grandes problemas. Os que põem sua esperança em Cristo sabem que não são apenas vencedores, mas mais que vencedores. Os que esperam no Senhor não se cansam nem ficam exaustos por carregarem fardos pesados, pois sabem que, com Jesus, o fardo se torna leve, e o jugo, suave.

Os que esperam no Senhor, muito antes de conseguir, de alcançar, de obter, de receber, não murmuram quando passam por tribulações, pois sabem que essas são apenas provas que Deus nos coloca a fim de termos a caráter aperfeiçoado até atingir a estatura de Cristo.

            Face a tudo isso, digo-lhe: Não perca a esperança; dê graças a Deus por você ser Jacó e não Esaú; seja grato ao Senhor Jesus por Ele estar ao seu lado todos os dias de sua vida, até a consumação dos séculos. Nada pode nos separar do amor de Cristo, nada! É por Ele, e não por nossos méritos, que sabemos que Deus é conosco!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Predileção pelos Domésticos da Fé

Nossa maior Esperança em Cristo

Pedindo, Buscando, Batendo