Aspectos essenciais das Sagradas Escrituras
1. Ninguém é bom segundo o padrão de Deus, todos somos pecadores:
- Romanos 3:10-11: Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer. Não há ninguém que entenda; não há ninguém que busque a Deus.
- 1 João 1:8: Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós.
- Gênesis 8:21: E o Senhor cheirou o suave cheiro e disse em seu coração: Não tornarei mais a amaldiçoar a terra por causa do homem, porque a imaginação do coração do homem é má desde a sua meninice; nem tornarei mais a ferir todo vivente, como fiz.
2. Nossa propensão natural é rejeitar a Deus:
- Lucas 19:14: […] Não queremos que este reine sobre nós.
- Romanos 8:7: Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser.
3. A genuína conversão a Cristo não ocorre como consequência de um convencimento intelectual, mas como resultado de uma obra do Espírito Santo, isto é, do próprio Deus:
- 1 Coríntios 2:1-2: E eu, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não fui com sublimidade de palavras ou de sabedoria. Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo e este crucificado.
- 1 Coríntios 2:14: O homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
- João 6:65: Por isso, eu vos disse que ninguém pode vir a mim, se por meu Pai não lhe for concedido.
4. Jesus veio para nos reconciliar com Deus, livrando-nos do juízo vindouro a que estávamos sujeitos:
- Romanos 5:10: Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida.
- João 3:18: Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito filho de Deus.
5. Deus é um Pai bom e misericordioso, e, mais do que ninguém, nos quer o bem:
- João 3:16-17: Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
6. A graça de Deus não desnaturaliza o homem, ou seja, a conversão é um processo pelo qual passa o espírito, não a carne:
- 2 Coríntios 5:17: Assim, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.
- Colossenses 3:5: Mortificai, pois, os vossos membros que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, o apetite desordenado, a vil concupiscência e a avareza, que é idolatria.
- 1 Coríntios 9:27: Antes, subjugo o meu corpo e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado.
7. Devemos perseverar em oração a fim de alcançar nossos objetivos:
- Marcos 11:24: Por isso, vos digo que tudo o que pedirdes, orando, crede que o recebereis e tê-lo-eis.
- Lucas 18:7: E Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele de dia e de noite, ainda que tardio para com eles?
- Tiago 5:17-18: Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse, e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra. E orou outra vez, e o céu deu chuva, e a terra produziu o seu fruto.
8. Os desejos atendidos são aqueles que se coadunam com a vontade do Pai:
- 1 João 5:14-15: E esta é a confiança que temos nele: que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve. E, se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que alcançamos as petições que lhe fizemos.
9. Nem sempre Deus atenderá as nossas petições:
- 2 Coríntios 12:8-9: Acerca do qual [o espinho na carne] três vezes orei ao Senhor, para que se desviasse de mim. E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza.
10. Devemos orar pelos outros:
- 1 Timóteo 2:1: Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões e ações de graças por todos os homens.
- 1 Samuel 12:23: E, quanto a mim, longe de mim que eu peque contra o Senhor, deixando de orar por vós; antes, vos ensinarei o caminho bom e direito.
11. Jesus irá voltar para trazer o juízo sobre aqueles que se recusaram a estar debaixo do seu senhorio:
- Mateus 25: 31-32: E, quando o Filho do Homem vier em sua glória, e todos os santos anjos, com ele, então, se assentará no trono da sua glória; e todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas.
12. A inquietude é um sentimento em oposição diametral ao que Deus almeja de nós:
- Mateus 6:25: Por isso, vos digo: não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir.
- Filipenses 4:6: Não estejais inquietos por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graças.
13. Uma vida em Cristo Jesus é uma vida de paz, pois o submeter-se plenamente a alguém que faz tudo conspirar para o nosso bem – ainda que os arredores pareçam desmoronar - não pode infundir outra sensação:
- Filipenses 4:7: E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.
- João 14:27: Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.
- Romanos 8:28: E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por seu decreto.
14. A salvação é alcançada pela graça, não pelas obras. Não há, pois, razão para nos gloriarmos disso:
- Efésios 2:8-9: Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie.
15. As boas obras, quando as realizamos, não provêm de nós, mas de Deus. Somos apenas instrumentos nas mãos do Criador:
- Efésios 2:10: Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.
16. Não podemos resistir à voz do Espírito Santo dentro de nós, pois ele nos convence quando erramos, orienta-nos a agir de modo justo e sempre recorda o destino de todos quantos se recusam a obedecer a Deus:
- Hebreus 3:7-8: Portanto, como diz o Espírito Santo, se ouvirdes hoje a sua voz, não endureçais o vosso coração.
- João 16:8: E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça, e do juízo.
17. A lei de Cristo é a lei da liberdade. Preceitos e ordenações presentes na Antiga Aliança, tais como não toques, não proves, não manuseies, eram apenas sombra do Messias.
- 1 Coríntios 10:23: Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas me convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam.
- Colossenses 2:20-21: Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como: não toques, não proves, não manuseies?
18. Ninguém pode nos separar do amor de Cristo, absolutamente ninguém:
- Romanos 8:35: Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? [Nada!!]
19. Por mais que Deus seja bom, justo e misericordioso, e que em Cristo somos acolhidos como filhos, se esperarmos todas as bênçãos para o desfrute nesta vida terrena seremos as pessoas mais infelizes do mundo:
- 1 Coríntios 15:19: Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens.
Comentários
Postar um comentário